paroquias.org
 

Notícias






Missa interactiva vai acontecer em Portugal pela primeira vez
2002-05-10 23:05:22

As paróquias de Pessegueiro do Vouga (Sever do Vouga) e Travassô (Águeda), da diocese de Aveiro - Portugal - vão difundir 'on line', as missas que irão celebrar o 36º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Esta celebração em conjunto, a primeira vez que acontece no mundo cibernético, será feita através da internet (WEB) e vem dar destaque à mensagem do Papa João Paulo II, sobre esta forma de comunicação, ainda muito recente, na sua história. Para o magno responsável da igreja a internet é "um novo foro para a proclamação do Evangelho".


O evento acontecerá no próximo dia 11 de Maio, na celebração vespertina da eucaristia das igrejas de Pessegueiro do Vouga (Sever do Vouga) e Travassô (Águeda), às 20 h., celebrando também, na sua 36º edição, o dia Mundial das Comunicações Sociais. O peculiar deste acontecimento não reside apenas na transmissão daquelas cerimónias religiosas mas sim na particularidade do momento da habitual homilia ser feita por outro padre num outro local, em discurso directo e interagindo com as pessoas das assembleias que celebram, de forma vespertina, o Domingo. O papa, no documento em que chama a atenção para esse dia dedicado aos meios de comunicação social, diz mesmo que "para a Igreja, o novo mundo do espaço cibernético é uma exortação à grande aventura do uso do seu potencial para proclamar a mensagem evangélica", alertando assim toda a igreja e todas as sociedades, para o valor deste meio como instrumento de união entre os povos e de construção da paz. A experiência desta primeira homília 'on line', em interacção simultânea entre as duas comunidades envolvidas, surgiu dos padres Manuel Augusto Oliveira e Júlio Granjeia, párocos destas comunidades cristãs e envolvidos há muito nas novas tecnologias de informação e suas possibilidades na evangelização e na rentabilização de recursos ao serviço das pessoas. A transmissão das eucaristias e o momento interactivo que irá acontecer na homilia, Sábado, dia 11, conta com o apoio e colaboração da PT Comunicações e da PT Inovação, da empresa de multimédia e telecomunicações 'Netual' e da rádio 'Terra Nova'. Os sítios para seguir na WEB a transmissão serão: www.netual.pt/missaonline e www.terranova.pt/missaonline

Contactos:
- Pároco de Pessegueiro do Vouga, Padre Manuel Augusto Oliveira
969020243 ou 234551139
mail: mangusto.pe@mail.telepac.pt
- Pároco de Travassô, Padre Julio Granjeia
96831731 ou 234629141
mail: padrejulio@padrejulio.net - URL: www.padrejulio.net
- Responsável técnico, Empresa Netual, Engº Hugo Coelho
962829765


Pe. Manuel Augusto


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia