Fé dos Homens continua nas condições actuais
2002-05-11 19:28:22

A garantia é do Ministro da Presidência e da Tutela da Comunicação Social, Nuno Morais Sarmento.
O programa a “Fé dos Homens” é uma experiência “inovadora”, porque foi o “primeiro passo no campo ecuménico e televisivo, realizado com a colaboração do Estado, por reconhecer nele um serviço público importante dentro dos princípios da Lei de Liberdade Religiosa”.

Por estas mesmas razões, D. João Alves, considera que se trata de um programa de “interesse público”.
As declarações do Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, foram proferidas durante a reunião da Comissão com os Jornalistas e com o Ministro da Presidência com a tutela da Comunicação Social, a propósito do Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, que se assinala no próximo dia 12 de Maio. A “Fé dos Homens deve ser olhada com toda a meticulosidade”, cuido que “não houve nas atitudes que a RTP tomou ou anunciou ultimamente. Ficou-se com a ideia de que a realidade religiosa era de somenos importância e que não merecia ombrear com os restantes programas. Mais: ficou-se com a ideia de que aquilo que conta é apenas a economia e as finanças. O resto tem de se sujeitar a esses critérios economicistas”, acrescentou o prelado, que se mostrou convicto de que o actual Governo “saberá muito bem como resolver este problema e diferendo”.
O recado ia direitinho para o Ministro, presente na Sala e a resposta de Nuno Morais Sarmento, não se fez esperar. Usando da palavra o governante garantiu que "Não haverá descontinuação do Programa 'A Fé dos Homens' nas condições actuais (...) Dei hoje indicação à RTP para que o programa continue nas condições actuais pelo período de um ou dois meses". Esse é o tempo necessário, segundo o Ministro da Presidência e da Tutela da Comunicação Social, para que o Estado e as confissões religiosas cheguem a um novo acordo para a produção do programa. "Temos que fazer um esforço ecuménico entre o Estado e as confissões religiosas", sublinhou Nuno Morais Sarmento.
Durante o encontro, D. Manuel Falcão comentou a recente Carta Pastoral sobre Comunicação Social e a Igreja, publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa, a que se seguiu um balanço dos dois anos, on line da página da Igreja Católica em Portugal. Segundo Manuel Costa e Paulo Rocha, da Agência ECCLESIA, actualmente 18 dioceses, 45 Institutos e 50 Movimentos e Obras estão alojados em www.ecclesia.pt, que este ano têm , em média, uma consulta mensal de 120.000 visitas.
Por outro lado em www.agenciaecclesia.org, o cibernauta pode encontrar informação diária do que vai acontecendo na Igreja portuguesa e no mundo e mais 30 publicações. Em abril deste ano o numero de visitantes deste página foi de 64.095, o que dá à Agência ECCLESIA motivos para estar feliz, numa altura em que se comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais e em que João Paulo II fala, exactamente, da Internet como “o novo foro para a proclamação do Evangelho”.