paroquias.org
 

Notícias






SEM CALOS NEM CANSAÇO
2002-05-08 23:24:14

É a última a deitar-se e a primeira a levantar-se. Tem sido assim desde sábado, quando partiu de Figueira de Castelo Rodrigo em peregrinação a Fátima. A velhinha Maria Cândida Ventura continua a surpreender tudo e todos com a sua resistência física.

Alimentando-se apenas a pão e água, já percorreu cerca de 220 quilómetros - mais de metade do trajecto -, encontrando-se agora na zona de Coimbra. Apesar de não se poder fazer distinções entre peregrinos, na verdade, esta senhora de 86 anos, que pela décima quinta vez se desloca a Fátima não denota sinais de cansaço. E toda a gente fica estupefacta com a firmeza com que se faz à estrada. "Ela não tem um calo nem uma ponta de cansaço", dizem os acompanhantes, que nutrem pela anciã um carinho especial.

Prevenida contra a chuva

A chuva, embora fraca, fez ontem a primeira aparição mas essa situação não apanhou Maria Cândida desprevenida, tendo em conta que um guarda- -chuva foi o único objecto de que se muniu antes de partir até Fátima. "Parece que estava a adivinhar. Mas a chuva não arrefece a minha fé em Nossa Senhora de Fátima”, disse ao CM. Maria Cândida Ventura não dá muito trabalho nem aos apoiantes nem aos companheiros da peregrinação, antes pelo contrário, puxa por eles e comanda as orações durante a viagem. Raul Sequeira, confirma isso mesmo: "Parece impossível! Ela vai aqui sã como um pêro. Enquanto nós temos que ser assistidos por causa das bolhas e caimbrãs, ela nada. Nós paramos para comer, mas ela nem se senta e só bebe água e come pão. No final do dia, quando repousamos, adormecemos rapidamente, mas ela não se cansa de falar. Perante tudo isto, só posso dizer que ela é uma mulher de ferro. Parece que tem um motor dentro dela, vai sempre em 'primeira'". Manuel Baptista Alcino, o bombeiro que conduz a ambulância dos Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, que acompanha o grupo de peregrinos, também está impressionado. "Ela surpreende tudo e todos. Nós começamos a jornada cerca das 5 horas da manhã e ela é a primeira a ficar pronta para mais umas horas de caminhada. Durante o dia, quando alguém começa a ficar cansado, agarra-se a ela e recebe força moral para não esmorecer", relatou. Ontem, ao final da tarde, este grupo de peregrinos já se encontrava em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, local onde pernoitaram. Hoje, têm pela frente mais alguns quilómetros. O grupo de peregrinos tenciona chegar a Fátima na sexta--feira, cerca da hora de almoço.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia