paroquias.org
 

Notícias






Bispo de Aveiro Acusa Emídio Rangel de "Insensatez"
2002-05-06 15:37:49

O bispo de Aveiro, D. António Marcelino, acusou ontem o director de antena da RTP, Emídio Rangel, de revelar "insensatez", ao tentar terminar com o programa multiconfessional A Fé dos Homens

Como este caso vai acabar, não sei. Mas há que ter respeito pelos compromissos assumidos. Um director de uma estação não pode dizer que acaba com um programa protocolado ao mais alto nível", disse o bispo numa conferência de imprensa a propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra a 12 deste mês.

De acordo com D. António Marcelino, citado pela agência Lusa, a posição de Emídio Rangel "revela uma certa insensatez porque se queixou de falta de dinheiro, mas levou para a RTP uma equipa de profissionais a ganhar, ao que se sabe, milhares de contos". "Portanto, o problema não é dinheiro", frisou. De acordo com o prelado, "todos os constitucionalistas consideram que o programa é serviço público e como tal deve ser pago".

A Fé dos Homens é um programa multiconfessional de 30 minutos, sendo 22,5 minutos para a Igreja Católica e o tempo restante para demais confissões religiosas. No início deste ano, a direcção da RTP fez saber que pretendia denunciar o protocolo assinado em Maio de 1997, que possibilitou o programa, considerando que a responsabilidade da produção da emissão não deveria ser da televisão pública mas das confissões religiosas. Perante tal cenário, a comissão que gere aquele espaço televisivo diário pediu uma audiência ao anterior ministro da Cultura, Augusto Santos Silva, reclamando a manutenção do programa nos moldes em que tem funcionado. O pedido foi aceite e a 12 de Março, em Fátima, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) mostrou- se confiante que o actual Governo, iria manter a decisão assumida por Augusto Santos Silva, numa posição hoje subscrita por D. António Marcelino.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia