Freiras de Fátima vão criar missão em Timor
2002-05-10 15:36:18

Partiram recentemente para Timor duas irmãs da Fraternidade Franciscana da Divina Providência, que trabalham em Fátima na Casa do Bom Samaritano, que acolhe meninas deficientes mentais.

Antes da sua partida, as duas irmãs referiram o seu exacto destino, o pequeno enclave de Oecussi, "encravado" em pleno Timor Ocidental (indonésio). Pertence à diocese de Díli, cujo bispo é D. Ximenes Belo e conta com uma população de cerca de 70 mil habitantes, dos quais a maioria são católicos. O único meio de acesso, pelo menos por agora, é o helicóptero. A distância entre o enclave e a capital são cerca de 150 quilómetros em linha recta.

Nos olhos das irmãs Maria da Luz, de 44 anos, e Maria da Piedade, de 52, ambas naturais da ilha da Madeira, lia-se o entusiasmo de quem sente a alegria de dar corpo a um sonho já antigo deste instituto. São elas as intérpretes do primeiro passo desta comunidade fora das fronteiras lusas. Mais tarde, irá a irmã Jacinta Marques, de 36 anos, natural de Vermoíl, Pombal (diocese de Leiria-Fátima).

As duas irmãs que já partiram foram com o objectivo de criar condições para a instalação da comunidade. Neste momento não têm qualquer estrutura física própria à sua espera. Irão viver algum tempo com a única comunidade que lá existe. Vai ser necessário criar condições, primeiro de habitação, e depois de trabalho.

Esta, que será a primeira comunidade religiosa portuguesa na diocese de Díli, irá fixar-se em Padiae, uma quase paróquia que vão ajudar a erigir. Aí pensam edificar o Centro Pastoral Nossa Senhora de Fátima. A missão irá desenrolar-se no campo da pastoral com a catequisação e no social com a educação para a saúde e promoção da mulher. E com esta presença irão também a fé, a língua, os valores...

Por um primeiro contacto mantido no mês de Janeiro já deu para perceber que ambiente irão encontrar naquele território. A escola que visitaram comporta 396 alunos e a única coisa que lá existe é um velho quadro; nem secretárias, nem cadeiras, quase total ausência de manuais, cadernos e outro material escolar, necessário à sua função.

Fonte DN