Nova Evangelização em congres
2002-05-08 00:35:40

A diocese de Lisboa juntou-se, este fim-de-semana, em Viena, com outras três congéneres europeias para assinalar a abertura do Congresso Internacional para Uma Nova Evangelização.

Recitais de música na Praça Central e convívio na Praça da Catedral animaram o dia de sábado na capital austríaca, onde decorreu também a cerimónia da abertura do congresso e uma celebração litúrgica presidida pelos quatro cardeais que representam Lisboa, Viena, Paris e Bruxelas. Além do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que presidiu à delegação portuguesa, estiveram presentes os cardeais Christoph Schonborn, de Viena, Jean-Marie Lustiger, de Paris, e Godfriend Danneels, de Bruxelas.

O Congresso Internacional para Uma Nova Evangelização, que se celebra sob a palavra de ordem "Abri as portas a Cristo", realiza-se, entre 2003 e 2006, entre as quatro dioceses europeias, através de quatro missões sucessivas, seguindo programas adaptados à realidade de cada uma das cidades a que respeitam. A primeira missão será em Viena, entre 23 de Maio e 1 de Junho de 2003. As outras missões decorrem em Paris em 2004, Lisboa em 2005 e Bruxelas em 2006.

Na proclamação oficial da abertura do congresso, D. José Policarpo disse que "evangelizar é sempre pensar no futuro, é sempre construir o futuro, o futuro imediato de construção do sentido das nossas vidas, o futuro radical que nos levará a viver a nossa vida, desejando o encontro definitivo com Cristo Ressuscitado. E pensar no futuro é ter um olhar de predilecção para com os jovens, os jovens de Lisboa, de Paris, de Bruxelas, e de Viena, os jovens de toda esta querida Europa que só encontrará um futuro à altura da sua tradição e da sua cultura se não tiver medo de Jesus Cristo, se não esquecer o Evangelho e a sua inspiração motivadora de fraternidade, de dignidade, de justiça e de paz".

Fonte DN