Católicos americanos defendem a expulsão dos padres pedófilos
2002-05-07 00:14:46

A grande maioria dos católicos estão a favor da expulsão dos padres que cometeram actos de pedofilia e dos superiores hierárquicos que encobriram estes actos, segundo indicaram as sondagens de dois jornais norte-americanos.

Setenta e sete por cento dos inquiridos pelo New York Times defendem a expulsão destes padres de toda a vida paroquial e 71 por cento a saída dos membros da hierarquia que não souberam gerir este escândalo. Neste aspecto, 62 por cento culpam a Igreja americana, mas, segundo esta sondagem, outros 45 por cento culpabilizam o Papa e o Vaticano pela má gestão. Este inquérito revela ainda que 84 % dos americanos consultados defendem que este tipo de abusos sexuais seja denunciado às autoridades.

Entre as pessoas que responderam ao inquérito do diário USA Today, 86 por cento defendem a expulsão de todos os responsáveis de qualquer diocese que em vez de denunciar os agressores à polícia os transferiram para outra paróquia. Os dados desta sondagem revelam ainda que 79 por cento dos inquiridos consideram que os padres culpados deveriam ser destituídos das suas funções.

A primeira sondagem foi feita a partir de uma amostra de 1172 adultos, tendo como margem de erro 2 a 3 %. A segunda sondagem inquiriu apenas 212 pessoas, com uma margem de erro de cerca de 7 %.

Fonte DN