paroquias.org
 

Notícias






Bispo de Cabinda considera dramática situação no enclave angolano
2000-11-26 18:38:48

O bispo de Cabinda, dom Paulino Fernandes Madeca, considerou dramática a situação social em Cabinda. D. Paulino participou na última reunião dos bispos de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), que teve lugar em Luanda com a carta pastoral a centrar-se na família como célula básica da sociedade.

O chefe da igreja católica em Cabinda disse em entrevista à «Voz da América» que neste encontro entre os bispos da CEAST, discutiram-se também as formas possíveis para se ultrapassar a crise social em Angola.

No caso particular de Cabinda, D. Paulino reconheceu haver um elevado índice de sub-alimentação no seio das famílias da província. D. Paulino apelou aos países doadores no sentido de prestarem maior ajuda alimentar para acudir à crise alimentar que grassa um pouco por toda Angola e em particular na província de Cabinda.

Por seu turno, a vida no enclave angolano tende a complicar-se, dada a medida tomada pelo Ministério dos Transportes de proibir os voos dos aviões de tipo Antonov, o que dificulta o transporte de bens. A medida, decidida depois de dois acidentes mortais com aviões Antonov em Angola, é no dizer de muitos um mal necessário, devido à falta de um porto e de serviços de aviação capazes de dar resposta à demanda.

Cabinda é considerado por muitos como o Kuwait da África, graças às suas enormes reservas de petróleo. A população, no entanto, pouco lucra com essa riqueza natural do território.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia