Arcebispo de Moscovo e intelectuais russos denunciam - Liberdade religiosa ameaçada
2002-04-30 19:24:25

Um grupo de intelectuais russos publicou, dia 25 de Abril, no jornal “Nezavisimaia Gazeta”, uma carta aberta de protesto pela expulsão do país de D. Jerzy Mazur, o bispo católico de Irkutsk, de origem polaca, e do sacerdote italiano Stefano Caprio.

Os signatários, entre os quais se encontram, por exemplo, escritores famosos e um antigo colaborador de Boris Yeltsin, denunciam a falta de justificações para as expulsões; medidas que definem como “dignas da época soviética”.
Entretanto, dia 23 de Abril, foi apresentada, no Vaticano, pelo Arcebispo católico de Moscovo, a primeira parte da Enciclopédia Russa. Em entrevista à Agência ZENIT, D. Tadeusz Kondrusiewicz salientou que “esta é uma obra necessária, num momento em que a liberdade religiosa dos católicos está ameaçada” e em que “a vida da Igreja Católica na Rússia não é fácil”.
Quanto á acusação de proselitismo de que a Igreja Católica na Rússia tem sido alvo, o Arcebispo de Moscovo diz ser “infundada”, frisando que, apesar de “para os ortodoxos, se uma pessoa é russa de nascimento, só pode ser ortodoxa”, não “pode negar o Baptismo católico a um russo que o peça”.
Sublinha ainda a dificuldade que tem em compreender “porque podem os ortodoxos ter os seus bispos e as suas dioceses em países como a Alemanha ou a Bélgica e os católicos não podem ter essa mesma possibilidade em território russo”.
D. Kondrusiewicz lamenta ainda que, até agora, “apenas a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América tenha feito uma declaração em que expressa a sua preocupação pela situação da liberdade religiosa na Rússia”, esperando “que outros intervenham em nosso favor”.