Porto analisa diaconado permanente
2002-04-30 19:21:43

Há 10 anos a diocese do Porto ordenava os primeiros diáconos permanentes. Para assinalar este aniversário e para analisar a importância desta experiência para a vida da igreja Diocesana, realizou-se, no passado fim de semana, umas Jornadas diocesanas sobre o diaconado permanente.

Segundo um dos membros da organização, estas Jornadas revestiram-se da necessidade de “dizer que o diaconado permanente existe, está vivo e é preciso divulgá-lo e dá-lo a conhecer às comunidades para que apareçam mais vocações”, para este serviço à Igreja. Outro dos aspectos, referido durante as Jornadas, foi a necessidade de haver “ um certo equilíbrio” de forma a que o diaconado não venha a prejudicar o sacramento do matrimónio. Segundo o membro da organização, em declarações à Agência ECCLESIA, “ a ser sacrificado algum sacramento, que seja o diaconado, que assenta no do matrimónio e não o contrário”.
O bispo do Porto, que esteve presente nas jornadas, durante a sua intervenção ressaltou o facto de a opinião pública ser muito sensível à questão do celibato ou do casamento dos padres, mas quando, numa situação concreta, tem a presidir a um funeral ou baptizado, um homem casado, não gostar muito. Para D. Armindo Lopes Coelho está é uma contradição que lhe custa a entender. Outro dos assuntos que mereceu a atenção do prelado, foi a remuneração dos diáconos. Consciente de que essa missão pode provocar dificuldades às famílias, o prelado insistiu na necessidade de se estudar uma maneira, de pelo menos, não haver prejuízo financeiro.
Actualmente com 15 diáconos, a Diocese do Porto, irá proceder em Outubro, no inicio de mais um ano pastoral, à abertura das candidaturas para o Diaconado Permanente.