Vídeo homossexual trama espanhol
2002-04-30 14:17:58

Um sacerdote de Nerja (Málaga) renunciou ao seu cargo paroquial depois de admitir a sua homossexualidade e de ser conhecido um vídeo que o mostra a ter relações sexuais com outro homem adulto, a quem é atribuída, por "vingança", a divulgação.

Esta decisão do sacerdote, Eladio O., que se refugiou num mosteiro próximo para "reflectir, rezar e analisar a sua vida", foi confirmada pelo bispo de Málaga, Monsenhor António Dorado Soto, em comunicado público.

O bispo afirmou que o sacerdote "foi vítima de uma má intenção" de alguém que também foi culpado da debilidade, pelo que o bispado o "ajudará".

De acordo com as versões divulgadas pelo próprio bispado e recolhidas ontem pelos meios de comunicação, o padre foi "vítima de uma chantagem" por parte do que tinha sido seu companheiro sentimental, um operador local de televisão, como reacção à decisão do sacerdote de não continuar com as relações que mantinham.

O vídeo foi distribuído às portas da própria igreja, causando escândalo, pelo que o sacerdote decidiu comunicar a sua situação e a decisão ao bispado, e refugiar-se num mosteiro para "reflectir".

O sacerdote "teve o gesto nobre de reconhecer e de se mostrar decidido a cortar radicalmente com esta breve história,que não é própria de um sacerdote, e como consequência veio a vingança", explica o bispo de Málaga, que espera que "Deus, que é misericordioso, lhe perdoe".

Esta situação alcançou maior notoriedade depois de há dois meses outro sacerdote, pároco numa localidade de Huelva (Andaluzia), ter reconhecido e divulgado publicamente numa revista gay a sua homossexualidade e relações habituais durante vários anos, e em consequência isso ter abandonado a paróquia.

Neste caso, o sacerdote José Mantero, pároco de localidade de Valverde del Camino (Huelva), foi destituído pelo bispo local não só por ter divulgado a sua homossexualidade, mas também porque assegurava que não só não respeitava a castidade como desejava continuar a desempenhar as suas funções sacerdotais e as relações sentimentais.

Mas enquanto neste último caso o bispo de Huelva se recusou a receber o sacerdote, que foi protagonista mediático de inúmeras entrevistas a jornais, rádios e televisões, em que defendeu sua homossexualidade e fez campanha contra o celibato, Antonio Dorado Soto afirma que está disposto a ajudar o pároco de Nerja.

O sacerdote que o substituiu afirmou que Eládio O. está arrependido e que se encontra num mosteiro para reflectir e "continuará a ser sacerdote porque reconheceu a sua falta".

Segundo o seu substituto, os habitantes de Nerja "estão encantados" com este sacerdote e "choram a sua ausência", a tal ponto que alguns jovens terem interpelado o autor do vídeo e ex-companheiro sentimental de Eladio O. ao verificarem que fez isso "com picardia e com vontade de levantar polémica" como "chantagem" e "vingança".

Recentemente, outro sacerdote espanhol, Alfonso Vegas, pároco numa localidade rural de Salamanca, foi protagonista de outro caso, e renunciou às suas funções, depois de se enamorar, via Internet, de uma mulher do Peru, que foi buscar ao seu país e com a qual se casou, convocando a simpatia dos seus paroquianos, que inclusive fizeram uma colecta para lhe pagarem o bilhete de avião de regresso a Espanha.

A Conferência Episcopal espanhola insiste na defesa da obrigação do celibato para os sacerdotes católicos e no respeito à dignidade dos homossexuais, mas lembra que a Igreja não admite a prática da homossexualidade, que considera "um pecado e uma desordem moral".

Fonte DN