paroquias.org
 

Notícias






Cardeal Medeiros Também Envolvido
2002-04-28 15:06:55

O cardeal Humberto Medeiros, a mais famosa figura da comunidade católica luso-americana, foi arrastado para os escândalos de pedofilia na igreja - apesar de já estar morto há duas décadas. Medeiros, nascido nos Açores, foi cardeal de Boston até à sua morte, em 1983.

Segundo documentos revelados esta semana, o cardeal foi chantageado pelo padre Paul Shanley, um padre pedófilo cujo caso está actualmente na justiça.

De acordo com uma troca de cartas datada de 1979, Shanley prometia fazer uma série de revelações sobre abusos sexuais na diocese de Boston se o cardeal fosse em frente com a intenção de o demitir. Segundo o "Boston Globe", Medeiros não cedeu à chantagem, respondendo numa carta a Shanley: "Vou ignorar num silêncio espantado as ameaças que invoca."

As revelações que o padre Shanley ameaçava fazer não envolviam directamente o cardeal Medeiros. No entanto, o nome do cardeal luso-americano aparece ligado a um outro caso. Garry Garland, um homem actualmente com 38 anos, diz que em 1979 um padre de Boston, Frederick Ryan, abusou dele; nas suas acusações, Garland diz que numa ocasião Ryan o levou para os seus aposentos e que, pelo caminho, o cardeal Medeiros o "tocou de forma imprópria".

O PÚBLICO tentou contactar Garry Garland, mas tal não foi possível até à hora de fecho desta edição. John Kearns, porta-voz da diocese de Fall River, diz que o actual cardeal de Boston, Bernard Law, emitiu um comunicado sobre as acusações de Garland dizendo que a igreja não tem quaisquer conhecimentos de que Medeiros tenha alguma vez tido alguma conduta imprópria.

"A reacção [dos católicos luso-americanos] foi incredulidade e raiva", diz Kearns. "O cardeal era um homem muito respeitado, e já está morto, não se pode defender a si próprio."

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia