A CAVALO PELA FÉ
2002-04-25 10:45:35

Cumprindo a tradição, partiu ontem da Moita a Romaria a Cavalo, manifestação religiosa organizada pelo segundo ano consecutivo pela a Associação Equestre Moitense, na qual os lavradores e amantes da equitação deslocam os seus animais até Viana do Alentejo, para estes serem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D'Aires.

Paralelamente à saída do grosso da coluna da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, muitos outros fiéis partem de vários pontos do país, como Vila Nova de Famalicão ou Castelo Branco, para mais tarde engrossarem a romaria, segundo explicou ao CM, Rui Mira, membro da organização. "A edição deste ano conta com a presença de cerca de 300 romeiros, entre os quais D. Duarte de Bragança, um conhecido entusiasta da equitação", acrescentou o responsável pela logística. "O momento alto do romaria, ocorre ao meio-dia de sábado, por altura da recepção dos romeiros na Igreja Matriz de Viana do Alentejo, momento em que se dará o encontro das imagens das duas padroeiras: Nossa Senhora da Boa Viagem, transportada pelos romeiros desde a Moita, e a imagem de Nossa Senhora D'Aires, presente na igreja matriz", explicou Rui Mira. Para além da vertente religiosa, a romaria encerra uma parte de convívio entre os presentes, com a realização de bailaricos à noite e actuação de vários grupos de música local. D. Duarte, figura máxima da nobreza em Portugal, explicou que um evento deste tipo "promove as tradições". "Por outro lado, o reforço do hipismo e a necessária criação de animais trará reflexos positivos à agrícultura", disse D. Duarte. Acrescentando que "o aumento de adeptos de equitação fará baixar os preços deste desporto pedagógico e amigo da natureza".

Fonte CM