Leiria-Fátima apresentou números dos que vão à missa
2002-04-25 12:27:01

Foi na passada quarta-feira, dia 17 de Abril, que a Diocese de Leiria-Fátima tornou públicos os primeiros resultados do Recenseamento da Prática Dominical realizado no início do ano 2001 em todo o país.

Se a nível nacional os resultados preliminares avançados pela Universidade Católica, manifestam uma diminuição da prática dominical dos cristãos, a diocese de Leiria-Fátima, considerada uma diocese bastante cristã, não foge à regra e acompanhou a mesma tendência de descida do país.
Com cerca de 270 mil pessoas, no recenseamento de 2001 participaram na celebração cristã do domingo pouco mais de 70 mil católicos. Destes, cerca de 8 mil recensearam-se no Santuário de Fátima.
A vigararia de Ourém/Caxarias foi a que teve mais cristãos nas missa, com o total de 10865. A participação foi menor na vigararia da Marinha Grande, com 4935 presenças, logo seguida da Batalha com 4959.
Quanto às idades, em comparação com os recenseamentos de 1977 e de 1991, nota-se que os mais novos estão cada vez mais ausentes das celebrações eucarísticas dominicais. Também as mulheres, sobretudo, na idades da juventude estão a primar pela ausência. Os mais velhos são os mais fiéis à celebração cristã do domingo, sendo nítido o envelhecimento das assembleias cristãs.
Grande parte da área da Diocese de Leiria-Fátima caracteriza-se por um alto crescimento populacional. Se a população aumenta a bom ritmo e os cristãos se afastam das missas a bom ritmo também, os números tornam-se ainda mais negativos!
A ausência das crianças da catequese na missa é também acompanhada pela ausência dos pais e, sobretudo, das mães. É tempo de olharmos para trás e vermos quem foi a pessoa que mais nos influenciou para a prática cristã e vivência da fé. Não foi a nossa mãe?!
D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, na sessão de apresentação dos resultados, realizada da Aula Magna do Seminário Diocesano, convidou os participantes a "sublinhar e olhar para o positivo" que, apesar de tudo, os números manifestam. É que ainda "há muitos cidadãos cristãos a celebrarem, semanalmente, a sua fé", acrescentou.
O Bispo de Leiria-Fátima convidou, na ocasião, a Diocese a fazer uma "reflexão com serenidade e esperança", a partir dos dados recolhidos no Recenseamento da Prática Dominical.
Feita a apresentação sociológica dos resultados pelo P. Luis Inácio João, a Igreja Diocesana deve avançar, agora, para a reflexão pastoral e corajosamente enfrentar os desafios que os números levantam a todos os baptizados da Diocese de Leiria-Fátima.