Paróquia da Areosa ganha rádio
2000-11-22 21:35:53

O pároco da Areosa, a comunidade católica a que a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) atribuiu a frequência local de radiodifusão do Porto que se encontrava disponível, garantiu ontem ao «Jornal de Notícias» que o projecto pertence à paróquia.

Questionado sobre as dúvidas do gerente-executivo da Rádio Renascença-Emissora Católica Portuguesa, Magalhães Crespo, o sacerdote escusou qualquer comentário à nota de imprensa daquele gestor.
«O respeito e o amor pela Igreja e pela Conferência Episcopal Portuguesa levam-me a não dar resposta ao Engº Magalhães Crespo», justificou José Maia, numa posição reproduzida ao JN, entretanto, pelo autor do projecto e futuro director da rádio, Arnaldo Meireles.
Reagindo à deliberação da AACS, que atribui à Fábrica da Igreja Paroquial da Areosa o alvará para a utilização da frequência de 91,5 Mhz no concelho do Porto, o gestor da RR invoca alegadas declarações públicas do «titular da proposta», segundo as quais «a candidatura não é da Igreja. O nome da paróquia só consta porque é preciso o número de contribuinte».

Preocupações sociais
«Que o projecto é da paróquia não há dúvidas», assegura Arnaldo Meireles, antigo jornalista da RR e primeiro responsável da TVI no Porto, à data em que este canal era detido pela Igreja, e actual empresário na área da comunicação.
«Naturalmente que estou dentro do projecto, que foi apresentado pela paróquia, preenchendo todos os requisitos do concurso, propondo-se ser uma rádio com preocupações sociais, atendendo à altíssima responsabilidade que temos nesta área», declarou-nos José Maia.
O sacerdote sublinhou a circunstância de a paróquia editar, já há dez anos um jornal («Pedras Vivas»), com preocupações sociais «em que a comunidade da Areosa é pioneira», na linha das quais ele próprio mantém um programa semanal numa rádio local.

Fonte JN