Religião: casos de padres pedófilos em análise no Vaticano
2002-04-19 18:18:53

O arcebispo de Washington, o cardeal Theodore McCarrick, mostrou-se ontem esperançado de que o encontro entre o Papa e os bispos norte-americanos, previsto para a próxima semana, permita encontrar uma solução quanto aos casos de pedofilia que estão a abalar a Igreja Católica nos Estados Unidos e terminar de vez com tais abusivas práticas sexuais.

Numa entrevista que concedeu à CNN, o cardeal sublinhou que este encontro deverá ajudar a encontrar "uma verdadeira solução a nível nacional" e "uma política que garanta que tais casos jamais voltarão a acontecer".

João Paulo II deverá encontrar-se com os 13 bispos norte-americanos nos próximos dias 23 e 24, no Vaticano, para "uma reunião de trabalho" consagrada aos casos de pedofilia que têm vindo a fragilizar a Igreja Católica nos EUA.

Como é sabido, vários padres norte-americanos têm sido acusados de pedofilia e os mais altos responsáveis de terem escondido tais práticas, procurando desse modo ilibar os religiosos alegadamente culpados.

As pressões que mais se fazem notar dizem respeito ao pedido de demissão do cardeal Bernard Law, de 71 anos, responsável pelo arcebispado de Boston, tido como próximo do Papa João Paulo II e um dos dignatários visados.

Enquanto isto, o cardeal McCarrick considera que tal situação está a dificultar o trabalho dos padres junto das crianças. "Os jovens padres hesitam em trabalhar com elas e isso é lamentável", sublinha, "pois as crianças têm necessidade de ter alguém em quem possam confiar".

Fonte DN