Deputado Russo Quer Ilegalizar Igreja Católica
2002-04-17 12:15:47

Um projecto de resolução apresentado pelo deputado Viktor Alksnis, pedindo ao Presidente Vladimir Putin que interdite a Igreja Católica na Rússia, será hoje apreciado pela Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, noticia a AFP, citando fonte parlamentar.

O deputado Alksnis, do grupo Regiões da Rússia (centrista, pró-Kremlin), reprova o facto de o Vaticano ter criado na Rússia quatro dioceses. "Nos documentos da Igreja Católica, o território do nosso país é chamado 'província eclesiástica', dirigida por um metropolita", diz o texto da proposta.

Viktor Alksnis acusa ainda a Igreja Católica de considerar a Rússia como um "deserto espiritual", além de afirmar que as actividades da hierarquia católica do país "representam uma ameaça para a integridade da Federação Russa". Daí que o deputado peça ao Presidente que faça o necessário junto dos tribunais para interditar as actividades das dioceses católicas no país.

O líder católico, o arcebispo Tadeusz Kondrusiewicz, escreveu anteontem ao Presidente da Duma, Guennadi Seleznev, contestando as acusações do deputado.

Fonte Público