Igreja Católica domina irmandades do Espírito Santo
2000-11-19 12:57:22

O culto do Espírito Santo no Brasil perdeu a sua «essência de gestão democrática devido a imposições e interferências, ainda que não agressivas, da Igreja Católica», disse hoje a investigadora açoriana Antonieta Costa.

Durante a sua intervenção no colóquio «Dos Açores às fronteiras do Brasil», a decorrer na Praia da Vitória, naquele arquipélago, Antonieta Costa sustentou que com essas interferências «perderam-se valores fundamentais do culto ao Espírito Santo que não podem coexistir com os valores da igreja católica».

Segundo a investigadora, não se sabe quais os «aliciantes» propostos às irmandades, para que a prática do culto tenha lugar dentro das igrejas, mas é claro que as alterações «provocaram uma metamorfose quando comparadas com as práticas açorianas».

O colóquio «Dos Açores às fronteiras do Brasil», decorreu durante três dias e contou com a participação de historiadores e investigadores regionais nacionais e brasileiros, que abordaram os diferentes aspectos da colonização daquele país e o papel desempenhado pelos açorianos.

Segundo os organizadores, o colóquio que hoje termina atingiu os objectivos a que se propôs, uma vez que demonstrou que os açorianos ajudaram na construção da maior colónia portuguesa no ultramar, o Brasil.

Fonte Expresso