paroquias.org
 

Notícias






VI Encontro Nacional da Juventude Dehoniana - Proclamação final
2002-04-15 14:30:28

VI Encontro Nacional da Juventude Dehoniana 12-14 de Abril de 2002 : proclamação final


. Aqui estamos de novo, em Fátima, para participar pelo sexto ano consecutivo no Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, com o tema “Jovens com Projecto de Vida”.
Somos 300 jovens vindos do Porto, Lisboa, Algarve, Coimbra, Aveiro, Madeira, Açores e Espanha, para celebrar a Vida na alegria e no entusiasmo, na festa e na partilha, na oração e na reflexão.

2. Chegámos na sexta-feira. Reencontrámos amigos e fizemos novos encontros. Apresentámo-nos aos outros e convivemos. Reflectimos sobre a espiritualidade dehoniana e abordámos os valores da interioridade, disponibilidade, solidariedade, comunhão eclesial e sentido de missão Recebemos as linhas orientadores para a Pastoral dos Jovens expressas no Plano de Pastoral Juvenil Dehoniana.


3. Reunimo-nos sábado pela manhã no castelo de Ourém, para iniciar uma caminhada a pé até Fátima. Foi uma caminhada rica de mensagem e de símbolos.
O nome e o gesto partilhados por cada grupo deu-nos a dimensão de que é também em comunidade que o projecto de cada um se concretiza.
A água sempre presente no barulho dos riachos levou-nos a sentir que, como baptizados, somos chamados a ser cristãos empenhados.
Na Eucaristia da caminhada vivemos o convite de sermos anunciadores da Paz que vem de Jesus, sem medo e sem vergonha, com o nosso testemunho comprometido.
Rezámos todos juntos, como peregrinos no caminho e na Capelinha das Aparições, junto de Maria, nosso modelo de vida, para que a Paz aconteça na nossa terra.

4. Projectámos a Vida nos nossos seres jovens. Encenámos os nossos Projectos a partir das realidades do nosso viver. Celebrámos a Festa na novidade criativa dos nossos corações. Sentimos a Presença de Deus nos nossos encontros, sorrisos, beijos e abraços.

5. Continuaremos a construir este Projecto na vida pessoal, nos grupos, nas paróquias, nos movimentos, na Juventude Dehoniana.
Voltaremos aqui no próximo ano, de 2 a 4 de Maio, congregados em Cristo sob o tema: “Peregrinos de Deus, em Igreja”. Estaremos unidos a todos os jovens de Portugal, a celebrar o “Fátima Jovem”.
Jovens dehonianos comprometidos, queremos viver no coração do mundo, no coração da Igreja, no coração de Deus.

Fátima, 14 de Abril de 2002.

Os Participantes


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia