Fogo em Igreja de Celorico da Beira
2002-04-15 12:42:01

A igreja paroquial de Velosa, concelho de Celorico da Beira, foi ontem parcialmente destruída por um incêndio que deflagrou ao princípio da tarde no altar-mor. As chamas não provocaram vítimas mas destruíram o altar e a cobertura da sacristia da igreja, tendo sido salvos os paramentos, os utensílios litúrgicos e parte das imagens.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, António Marques, disse à agência Lusa que as chamas podem ter tido origem num curto-circuito. O sinistro provocou grande agitação entre a população, que acorreu de imediato, tentando salvar os bens da igreja.

A Igreja de Velosa, dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, possuía três altares e é considerada uma das mais antigas do concelho de Celorico da Beira. De estilo barroco, tem inscrita no tecto a data de 1778. A sacristia tinha um tecto "de caixotão", que ficou danificado no incêndio de ontem. A Polícia Judiciária está a investigar o ocorrido.

Fonte Público