paroquias.org
 

Notícias






Balaguer tema de simpósio
2002-04-14 12:30:58

Um simpósio teológico sobre o pensamento do fundador da Opus Dei, o beato Josemaría Escrivá de Balaguer, vai decorrer amanhã e terça-feira, em Fátima, onde estarão reunidos cerca de duas centenas de católicos, anunciou ontem a organização.


A iniciativa da Opus Dei tem como objectivo assinalar o centenário do nascimento do fundador - cujas comemorações decorrerem este ano - e promover a reflexão sobre os ideais do beato, que sempre defendeu a santidade como um desafio ao alcance de todos.

Este centenário está a ser celebrado com particular satisfação pela Opus Dei, porque o Papa João Paulo II aprovou há alguns meses o processo de canonização do beato, marcada, entretanto, para 6 de Outubro próximo, no Vaticano.

João Martins da Cunha referiu à Lusa que apesar de se tratar de um simpósio teológico, "não é dirigido apenas a teólogos, mas aberto a todos, sejam leigos, sacerdotes ou religiosos".

O simpósio, que tem na sua comissão de honra a maioria dos bispos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), será presidido na abertura, ao final da tarde, pelo bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.

Nesse dia realiza-se uma conferência sobre "O beato Josemaría entre os protagonistas do Concílio Vaticano II" e é inaugurada uma exposição foto-bibliográfica sobre o fundador.

Terça-feira, realiza-se um painel sobre "Uma resposta aos desafios do 3º milénio", com temas inspirados em vários aspectos da mensagem do beato Josemaría à luz das prioridades assinaladas pelo Papa para o novo milénio, na carta apostólica "Novo millennio ineunte".

O papel da mulher na santidade, o amor à liberdade, a consciência e o diálogo ecuménico, são alguns dos temas que serão abordados por vários intervenientes ao longo dos dois dias em que vai decorrer o simpósio.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia