BISPOS CHAMAM JOVENS À IGREJA
2002-04-11 14:29:53

A Igreja desafia os jovens que concluíram a catequese a descobrir a sua vocação cristã, através de propostas concretas que farão parte de um plano de formação aprovado ontem, em Fátima, durante a assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

Segundo D. Tomaz Nunes, secretário da CEP, o documento aponta para uma "aposta" nos jovens como "protagonistas" e "sujeitos" da pastoral da juventude, assumida como uma "responsabilidade de toda a Igreja e de cada bispo em cada diocese". "Vamos abranger os jovens nas suas situações concretas, ao nível social e de desenvolvimento psicológico, com as suas características religiosas e culturais próprias" e "abrir caminhos de discernimento vocacional, oração, espiritualidade, responsabilidade e promoção da cultura, baseada em valores estruturantes da personalidade", explicou o secretário da CEP. Na óptica da Igreja Católica, as vocações correspondem a um "apelo de Deus", mas, segundo D. Tomaz Nunes, podem ser despertadas com uma "colaboração humana. Há um despertar que é preciso suscitar e nesse sentido é necessário investir de tal maneira que os jovens possam ter condições para escutar esse apelo". Na sessão de ontem, os bispos acolheram "com agrado" o documento, mas remeteram a sua aprovação para a assembleia plenária extraordinária de Junho, a realizar na manhã do dia 20, por precisar de ser "aperfeiçoado". Para já, estão definidas as "grandes áreas" que é preciso coordenar e desenvolver, faltando ainda conhecer o conteúdo das "propostas programáticas", que assentam num plano de formação de animadores e de jovens e na criação de organismos de coordenação. A formação de animadores será global e desdobrada em três anos, cada um com uma área específica, enquanto a formação de jovens visa despertar o interesse pela dimensão religiosa e ajudar no conhecimento e na vivência da fé. Os jovens que concluíram a catequese, dos 16 aos 26 anos, são os principais destinatários das acções da Igreja Católica, que tem a "intenção dupla" de "evangelizar" e de "desafiar com ofertas".

Fonte CM