Igreja pouco atractiva para os Jovens
2002-04-09 21:56:22

A questão dos jovens na Igreja, ou melhor “a ausência dos jovens na Igreja”, foi o assunto mais debatido na Reunião Nacional de Responsáveis de Pastoral Juvenil, que teve lugar esta Sexta-feira e Sábado, em Fátima.

O Coordenador Nacional do Recenseamento da Prática Dominical, Marinho Antunes, esteve presente na reunião, onde apresentou um reflexão sobre “os jovens em Portugal”. Actualmente a Igreja vive um “acentuado” decréscimo de participação dos jovens nas celebrações dominicais. Este declínio acentua-se mais no sexo feminino, contrariando a ideia de que as mulheres são mais participativas.
Para Leonel Rocha, da Equipa Coordenadora Nacional da Pastoral Juvenil, a razões deste decréscimo acentuado prendem-se com a “falta de atractividade da Igreja e a falta de compromisso por parte dos jovens de hoje em dia”. Por outro lado, a “constante mobilidade juvenil, particularmente para o ensino superior, também não ajuda. Até porque as raparigas são cada vem mais em número maior no ensino superior”. Em declarações à Agência ECCLESIA, Leonel Rocha salientou a forma como a Igreja lida coma conjectura social: “a Igreja preocupa-se demasiado com o cenário de ausência dos jovens, esquecendo-se de preparar os que estão presentes de forma a serem, ‘sal e fermento’ para os outros jovens”. “é preciso voltar ao testemunho de comunhão” e deixar transparecer o incentivo de Jesus Cristo: “Vede como eles se amam”. “só dando testemunho, podemos cativar”, acrescentou.
Esta reunião serviu ainda, para preparar O Fátima Jovem, que terá lugar no primeiro fim de semana de Maio. A Manhã de Sábado será dedicada à peregrinação e a tarde ao festival da Canção Religiosa, enquanto que a noite será tempo de vigília na Capelinha das Aparições. No Domingo, será celebrada Eucaristia onde se esperam mais de 10 mil jovens.