paroquias.org
 

Notícias






Reflexão sobre Conferência Episcopal deve marcar Assembleia Plenária
2002-04-09 19:29:12

Uma reflexão sobre o funcionamento da Conferência Episcopal Portuguesa deverá marcar a Assembleia dos bispos nacionais, em Fátima. Terão ainda lugar durante esta Assembleia as eleições para as Comissões Episcopais.

A Assembleia Plenária dos bispos portugueses, em Fátima, poderá ficar marcada por uma reflexão sobre o funcionamento da Conferência Episcopal Portuguesa.
Apesar de não constar na agenda oficial da Assembleia Plenária do episcopado, que se prolonga até quinta-feira, a reflexão foi anunciada em Janeiro, pelo porta-voz da CEP, D. Tomaz Nunes, considerando que esta poderia ser uma oportunidade «dos bispos reflectirem sobre a importância das Comissões Episcopais face a toda a evolução da Igreja e da própria sociedade».

Durante a Assembleia, vão ainda realizar-se as eleições para as Comissões Episcopais, onde apenas se esperam duas mudanças, já os presidentes das Comissões da Família e da Doutrina da Fé terão de abandonar o cargo, já que cumpriram dois mandatos consecutivos nestas instituições.

Os restantes presidentes das Comissões deverão continuar nos seus cargos, incluindo o presidente da Comissão Episcopal Portuguesa, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo (na foto), que deverá continuar a merecer a confiança dos restantes prelados.

A Assembleia será ainda consagrada à preparação das Jornadas Pastorais do Episcopados de 2002, sendo uma ocasião considerada adequada para divulgar os resultados nacionais do último recenseamento à prática dominical.

Os bispos vão ainda abordar temas para o seu próximo Sínodo e preparar o Congresso sobre a Família e Peregrinação Nacional das Família a Fátima, entre outros assuntos.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia