Encontro Nacional de Catequese decide reestruturar itinerário e mudar linguagem
2002-04-08 19:27:13

Os textos dos catecismos e Guias do Catequista portugueses têm de ser alterados para fazer face às “profundas mutações que ocorreram na sociedade portuguesa nos últimos 10 anos”. Esta foi uma das conclusões do 41º Encontro Nacional de Catequese da Infância e Adolescência que decorreu em Ferragudo (Algarve), de 2 a 5 de Abril, onde foram analisados e reflectidos os dados que têm vindo a ser recolhidos juntos de catequistas e catequisandos de todo o país.

“Se mudaram os pressupostos sociais e psicológicos – explicou, à Agência ECCLESIA, o Pe. Querubim da Silva – é suficiente para se exigir uma adequação de linguagem”. De facto, exemplificou o Director do Secretariado Nacional de Educação Cristã. “os adolescentes de hoje têm características diferentes dos de há 10 anos e se lhes queremos passar a mensagem de Cristo, temos de fazer alterações de linguagem e da própria apresentação gráfica e esquemática”. Alterações a serem feitas mas sempre sem alterar o conteúdo a ser passado.
Facto constatado também neste Encontro foi a chegada ao início da catequese de crianças com cada vez menor preparação, sem o pré-anúncio de fé, que se esperaria feito no ambiente familiar. Desta forma, uma reorganização das fases do itinerário catequético português poderá ser uma realidade dentro de pouco tempo.
De acordo com o Pe. Querubim da Silva, “a inclusão de um ano 0 de catequese” onde será feito esse primeiro anúncio poderá ser uma hipótese. A ser tomada esta decisão, a separação por fases que vigora actualmente na catequese portuguesa sofreria também alterações. Uma possibilidade seria o aparecimento de 3 fases, de 3 anos cada, em vez das 4 hoje existentes. Uma 4ª fase deverá também existir, no entanto, já destacada do restante percurso catequético. “Poderá ser mais flexível, de acordo com as possibilidades e situação de cada paróquia mas apostando na preparação para o crisma ou na catequese vocacional, por exemplo”, explicou o Pe. Querubim da Silva.
Por enquanto, todas estas alterações não passam de possibilidades, pelo que o Secretariado Nacional de Educação Cristã irá elaborar uma proposta mais específica, para ainda este ano ser indicado o caminho a seguir.