Igreja quer apurar alma dos católicos
2000-11-17 00:16:39

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) marcou para os dias 10 e 11 de Março de 2001 o recenseamento da prática dominical, uma operação de «grande envergadura» que vai ser coordenada pelo Centro de Estudos Sociais e Pastorais da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
A escolha desta data, segundo o porta-voz da CEP, «corresponde a uma intenção de fazer o levantamento num domingo cuja afluência seja normal», parecendo, por isso, à Igreja que «nestes dias não haverá uma afluência anormal, no sentido da diminuição ou do aumento» do número de fiéis.

Esta operação, que segundo D. Tomás Nunes «pretende atingir todas as pessoas e todos os locais de culto do país», irá ser efectuada durante as cerimónias.
«O boletim será distribuído e as pessoas terão apenas de fazer um rasgão nas várias questões. Desta forma, saberemos o sexo, a faixa etária (a partir dos sete anos) e se a pessoa comungou ou não nessa celebração». O primeiro levantamento dos boletins será feito nas dioceses, cabendo depois à UCP o estudo global do recenseamento.
Falando aos jornalistas durante um intervalo da Assembleia Plenária, que termina hoje em Fátima, o porta-voz da CEP esclareceu ainda que a iniciativa irá permitir «dar à Igreja uma indicação importante sobre a prática religiosa e cristã dos portugueses».

Apreciação global
Contudo, revelou, «este não será o único índice para avaliar o catolicismo português», pois «há muitas pessoas que se consideram praticantes e podem não ir à missa nesses dias».
Nesse sentido, e para ser possível «uma apreciação mais global», vai ser efectuada uma sondagem «através de uma amostragem significativa», que permita recolher dados «sobre valores e comportamentos religiosos dos portugueses». Uma hipótese ainda em aberto e que «será independente do recenseamento».
O último recenseamento efectuado pela Igreja foi em 1991, também no primeiro domingo da Quaresma. «Dez anos depois poderemos fazer um estudo comparativo».

Fonte JN