Igreja Ortodoxa Búlgara Aceita Receber João Paulo II
2002-04-04 15:34:03

A Igreja ortodoxa búlgara aceitou encontrar-se com o Papa João Paulo II durante a visita que este realizará à Bulgária de 23 a 26 de Maio, informou aquela Igreja numa carta dirigida ao Vaticano.

Em Janeiro, o Vaticano pedira um encontro com o Santo Sínodo búlgaro (órgão máximo da Igreja) e com o patriarca ortodoxo Maxim durante a sua visita àquele país. A Igreja cristã ortodoxa, que representa a religião tradicional búlgara, não reconhece a autoridade do Papa. Desde a queda do comunismo, em 1989, quatro presidentes convidaram o Papa, mas a Igreja opôs-se a uma tal visita, afirmando que "contradiria os cânones ortodoxos" e "suscitaria confusão entre os crentes". O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, confirmou ontem que o Papa irá ao Azerbeijão, de 22 a 23 de Maio, e à Bulgária em 24 de Maio, por ocasião da festa dos santos Cirilo e Método, fundadores do alfabeto eslavo. O Papa será acolhido pela pequena comunidade católica local e vai encontrar-se com os responsáveis da Igreja católica búlgara, assim como representantes das comunidades judia e muçulmana.

Fonte Público