paroquias.org
 

Notícias






CORDÃO DE ORAÇÃO E DE LUZ
2002-04-03 22:12:27

Por amor de Israel e da Palestina, acender uma vela de esperança em vez de condenar a cegueira!
O Patriarca Latino de Jerusalém, Msr. Michel Sabbah fez o seguinte apelo:
“Milhares de peregrinos encontraram no passado, nos lugares santos, uma ocasião para aprofundar a sua fé. Não será altura de pôr hoje em acção essa força através de um testemunho corajoso para a paz, neste momento em que a Terra Santa está exposta a um imenso sofrimento?


Porque não vêm cá milhares de PEREGRINOS DA PAZ, por amor a Israel e à Palestina, atravessando corajosamente as barreiras, reforçando a esperança de paz de todos? Poderemos nós ser testemunhas da paz de Cristo sem aceitar sacrifícios?

Uma nova forma de peregrinação deve nascer…”

Foi para responder a este apelo e ao de inúmeras organizações que trabalham pela paz em Israel e na Palestina, que um grupo de europeus vai participar numa Peregrinação pela Paz, de 8 a 15 de Abril de 2002. Esta peregrinação pretende ser um sinal de solidariedade, de incentivo e de esperança para todos aqueles que através da oração e da acção promovem pacientemente, e frequentemente com muitos sacrifícios, a paz para os palestinos e os israelitas. Peregrinação aos lugares onde Jesus deu a sua mensagem de paz, mas sobretudo encontro com as pedras vivas de hoje!

Para apoiar esta iniciativa de fé e de esperança bem como todas estas pessoas e organizações das quais se fala tão pouco, ignorando mesmo a sua existência, queremos organizar um cordão de oração e de luz entre 8 e 15 de Abril de 2002.

“Trata-se de acender uma vela de esperança em vez de condenar a cegueira.”

Propomos concretamente:
- Que todas as noites, durante estes 8 dias, acendam 2 velas (candeias) no parapeito das vossas janelas em sinal de solidariedade com esta iniciativa de paz e sobretudo com os povos de Israel e da Palestina que sofrem quotidianamente com o conflito que os opõe. Duas velas, uma para os Palestinos, a outra para os Israelitas. Duas, porque somos convidados a amar tanto uns como outros.

- Que escolham um ou vários dias dessa semana em que se comprometam a rezar especialmente por esta intenção.

Se quiserem poderão inscrever-se neste cordão directamente para a Pax Christi Internacional, "Chaîne de prière et de lumière", por email : hello@paxchristi.net , por telefone : 00 32 2 502 55 50 ou pelo correio: rue Vieux Marché aux Grains, 21 – 1000 Bruxelles; ou ainda junto da Pax Christi Secção Portuguesa, Rua Castilho, 61 – 2º Dtº, 1250-068 Lisboa, Tel.: 213 86 51 39 — Fax: 213 86 20 88, E-mail: paxchristi_pt@hotmail.com.

Esperamos também que sejam numerosos a aparecer no dia 10 de Abril, 4ª feira, pelas 21.30 horas, na Paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa (metro Laranjeiras, perto da Loja do Cidadão), onde vamos juntar-nos numa oração ecuménica pedindo pela paz no Médio Oriente, manifestando assim a nossa solidariedade com os Peregrinos da Paz e com os povos de Israel e da Palestina.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia