O papel da criança na sociedade e na Igreja
2002-04-05 20:01:31

A Equipa Europeia do Movimento Internacional do Apostolado de Crianças (MIDADE) considera que é “importante fazer uma reflexão sobre a formação contínua dos acompanhantes de grupos de crianças e adolescentes”, dado o papel “fundamental” que desempenham na vivência dos valores educativos e teológicos dos movimentos.

Reunido na Cidade do Porto, no final de Março, o MIDADE, que visa a vivência e transmissão do Evangelho pelas crianças e adolescentes, bem como o intercâmbio e cooperação entre diferentes associações católicas europeias ligadas a estas etapas da vida, debruçou-se sobre o papel das crianças na sociedade e na Igreja à luz da Doutrina Social da Igreja.
O professor da Universidade católica Portuguesa, António Matos Ferreira, participou no Encontro e fez uma reflexão sobre a o papel da Organizações Não Governamentais a nível da educação e participação das crianças e adolescentes, centrando a sua intervenção em quatro desafios para estas organizações: uma Europa multicultural; a integração social; a integração psicológica e afectiva e a experiência da Igreja Católica.
O Papel da Acção Católica das crianças, será, aliás, alvo de análise na próxima reunião da Equipa Europeia, que terá lugar na Roménia em Novembro deste ano. Em preparação está também o Encontro Internacional do MIDADE, em Agosto de 2003, na Síria, sobre “A criança construtora de Paz”.