Bispos empenhados em mobilizar jovens
2000-11-15 23:49:46

Os bispos portugueses "estão com os jovens, apostam neles e esperam muito deles para a renovação da Igreja e para a transformação do Mundo". Esta é a principal mensagem de um documento, aprovado na generalidade pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e que tem como destino a juventude católica. O documento deverá estar concluído amanhã e ser publicado "muito em breve".

Trata-se, segundo D. Tomás Silva Nunes, porta-voz da CEP, "de uma palavra da CEP de incentivo aos jovens, no sentido de darem continuidade aos desafios lançados pelo Papa na Jornada Mundial da Juventude".
"As questões que deixam desafios", então lançadas por João Paulo II, estarão na primeira parte do documento, do qual ressaltam apelos "à diferença na relação com o dinheiro, no amor, na luta pela paz" e "desafios à santidade, oração e à forma como é encarada a vida, que deve ser um serviço".
A segunda parte da mensagem prende-se com "desafios de inventar novos caminhos de evangelização", o que, segundo os bispos, irá assentar numa Pastoral Juvenil que "deve ser de anúncio da fé, esperança e da novidade que é Jesus Cristo", mas também numa "pastoral catequética" que leve os jovens "a fazer a ligação entre a fé e os problemas e a realidade da vida".

Droga em debate
Confrontado com o facto de esta mensagem ser apenas dirigida aos jovens católicos, o porta-voz da CEP explicou que o documento "não excluiu toda a juventude, mas conta que os jovens católicos, pelo dinamismo que queremos que continuem a imprimir, não vivam na Igreja fechados em si mesmos, mas que vão ao encontro daqueles que estão mais longe, com propostas de sentido para a vida".
Além da temática da juventude, a Assembleia Plenária da CEP, que está reunida em Fátima até amanhã, irá ainda trabalhar uma proposta de recenseamento da prática dominical, a ser feito no próximo ano, bem como debater a problemática da toxicodependência e da nova legislação aprovada pela Assembleia de República.

Fonte JN