paroquias.org
 

Notícias






Papa "Melhorou" Durante a Páscoa
2002-04-01 14:54:43

João Paulo II acabou a semana pascal melhor do que começou, apesar de ser ainda provável que tenha de ser operado devido à artrose no joelho. Ontem, o Papa participou activamente na missa de Páscoa e mostrou-se bastante menos frágil do que nos dias anteriores.

O Papa, que fará 82 anos a 18 de Maio, teve de renunciar a seguir a Via Sacra, no Coliseu, pela primeira vez no seu consulado.

Segundo fontes do Vaticano, ele vive intensamente a liturgia da Páscoa. Comemorando a morte de Cristo na sexta-feira e ontem a sua ressurreição, as emoções de João Paulo II foram notórias, fossem elas de pena ou de alegria. Ao mesmo tempo via-se também o seu sofrimento físico.

Há dez anos que o Sumo Pontífice sofre da doença de Parkinson, uma doença de progressão lenta para a qual os medicamentos não são verdadeiramente eficazes.

João Paulo II não consegue dar um passo sem ajuda. Esta Páscoa apareceu num estrado com rodas - que usava já, mas só em privado - e é bem provável que tenha de começar a deslocar-se numa cadeira de rodas. A cadeira de rodas é também usada pelo Papa, mas só dentro dos enormes corredores do palácio apostólico.

Quanto ao joelho direito, o médico ortopedista diz que acha muito provável a necessidade de uma cirurgia. Alfredo Carfagni diz que falta autorização do Vaticano e que "não há qualquer problema em operar o Sumo Pontífice". "O Papa é robusto, muito mais sólido do que o que se pensa", acrescentou, concluindo: "Não há problema nenhum em operar. Já operámos pessoas de 102 anos." O médico tem seguido João Paulo II desde que este colocou uma prótese no fémur, em 1994.

O Papa não só não tem a intenção de se retirar, diz a AFP, como está determinado a continuar com o seu programa de viagens pelo mundo. Mas se o seu estado de saúde não melhorar, vai enfrentar dificuldades acrescidas, ao ter de se deslocar em cadeiras de rodas. Por isso é que a cirurgia não é excluída.

No entanto, ontem à tarde o Vaticano não confirmava nem desmentia esta eventual operação, que, a ser realizada, teria lugar na policlínica de São Carlos, perto do Vaticano, onde há já um quarto reservado para o Papa. Nas seis intervenções cirúrgicas anteriores João Paulo II foi admitido na policlínica Gemelli.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia