Patriarca ortodoxo saúda João Paulo II
2002-03-31 20:13:45

O Patriarca ortodoxo de Moscovo e de todas as Rússias, Alexis II, anunciou ontem ter apresentado votos de boa Páscoa ao Papa João Paulo II, sublinhando, no entanto, que tal atitude não significa qualquer aproximação à Igreja Católica.

"A Páscoa é uma grande festa e nós enviámos votos a todos os líderes de Igrejas cristãs no mundo inteiro", declarou Alexis II, citado pela agência Itar-Tass. O chefe da Igreja ortodoxa sublinhou que as relações com o Vaticano não tinham sofrido qualquer progresso: "Estamos à espera que o Vaticano faça um gesto de aproximação, para que não sejamos os únicos a fazê-lo." As relações entre o Vaticano e a Igreja ortodoxa russa deterioraram-se no mês passado após a decisão da Santa Sé de transformar em dioceses as suas quatro administrações apostólicas (estruturas provisórias) na Rússia. Dos 144 milhões de russos, apenas entre 500.000 e um milhão professam a fé católica.

Fonte Público