paroquias.org
 

Notícias






Uma Nova Edição de Uma Obra Total
2000-11-14 22:14:54

A apresentação de uma nova tradução portuguesa das "Confissões" marcou ontem o final do primeiro dia de trabalhos do congresso internacional "As Confissões de Santo Agostinho 1600 anos depois: presença e actualidade", que se iniciou na Universidade Católica, em Lisboa, onde decorre até quinta-feira. Uma obra que já se justificava, tendo em conta que a outra edição disponível em Portugal, publicada pela editora Apostolado de Imprensa, dos padres jesuítas, usa uma tradução feita em 1941 e revista recentemente.


As "Confissões" são "uma obra total", disse José Silva Rosa, professor de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa e um dos responsáveis do congresso, durante a apresentação da obra. Nela se incluem "a intenção apologética do pastor, o testemunho do cristão e do homem de fé, a reflexão atenta e arguta do filósofo e do teólogo, o elevado arroubo do místico, do convertido e do homem orante, os recursos imensos e os limites do exegeta bíblico".

As "Confissões" revelam também "a sensibilidade do poeta e do músico, as lágrimas do esteta", bem como "o pecador, o palrador, o orgulhoso, o jactante, o vaidoso, o cúpido, o voluptuoso, o amante fogoso, o racionalista, o hedonista, o céptico". No livro X (XXVII, 38), escreve Agostinho: "Tarde te amei, beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! E eis que estavas dentro de mim e eu fora, e aí te procurava, e eu, sem beleza, precipitava-me nessas coisas belas que tu fizeste. Tu estavas comigo e eu não estava contigo. (...) Chamaste, e clamaste, e rompeste a minha surdez; brilhaste, cintilaste, e afastaste a minha cegueira; exalaste o teu perfume, e eu respirei e suspiro por ti; saboreei-te, e tenho fome e sede; tocaste-me, e abrasei-me no desejo da tua paz."

O congresso internacional de Lisboa - a única iniciativa do género em todo o mundo -, continua até quinta-feira, com a leitura das conclusões prevista para as 11h30. Até lá sucedem-se conferências e mesas redondas com especialistas nacionais e estrangeiros. Entre os temas previstos, destacam-se, a partir das 9h00 de hoje, a "Presença das 'Confissões' na literatura e na cultura portuguesas", tratada pelo padre João Marques. Às 16h30, o padre Arnaldo Pinho tratará "A leitura de Santo Agostinho por Teixeira de Pascoaes".

A tarde de quinta-feira está destinada a uma visita dos cerca de 400 participantes ao Palácio e à Biblioteca do Convento de Mafra. Na mesma ocasião, será inaugurada uma exposição bibliográfica sobre Santo Agostinho. Um concerto de carrilhão e um concerto de órgão estão também incluídos no programa.


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia