paroquias.org
 

Notícias






Na rota do turismo religioso
2002-03-29 12:35:49

As tradicionais cerimónias religiosas da Semana Santa em Óbidos constituem, este ano, uma forte aposta turística. Autarquia, paróquia local e Região de Turismo do Oeste, entre outras entidades, uniram esforços no sentido de dinamizar aquele que é um dos mais importantes cartazes religiosos da região.

As tradicionais procissões da vila medieval foram já apresentadas, através de um folheto promocional, na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira Internacional de Madrid, e estão a passar nas televisões europeias, nomeadamente através da cadeia de informação Euronews.

Com o objectivo de colocar Óbidos na rota do turismo religioso ibérico, à semelhança do que acontece em algumas localidades da vizinha Espanha, a câmara local não poupou esforços para garantir algumas "cabeças de cartaz". Os Duques de Bragança, D. Duarte e Isabel Herédia, vão assistir às cerimónias religiosas de hoje, Sexta-Feira Santa, em que assume particular destaque o "Auto do Descimento da Cruz".

Por seu lado, a inquietante Procissão do Enterro, que atravessa as ruas muralhadas sem outra iluminação que não a de velas e archotes transportados por jovens, será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

As cerimónias pascais em Óbidos estendem-se, tradicionalmente, ao longo da Quaresma, com a realização de procissões emblemáticas que remontam a séculos remotos. A Semana Santa inclui diversas celebrações religiosas, todas com o seu significado próprio e muito participadas pela população local.

Devido à impressionante beleza cénica das cerimónias, a Semana Santa de Óbidos tem vindo a afirmar-se, de resto, como um dos mais importantes cartazes turísticos, durante o período da Páscoa, no distrito de Leiria. Este ano, a câmara começou a apostar no alargamento desta imagem, com o objectivo de aproveitar o fenómeno do turismo religioso "sem perder a identidade", como refere o presidente da autarquia, Telmo Faria. Óbidos espera, de resto, acolher milhares de peregrinos e turistas de todo o mundo neste fim-de-semana de Páscoa.

O ponto alto das celebrações terá lugar hoje, Sexta-Feira Santa, com a teatralização do "Auto do Descimento da Cruz". Esta representação da Paixão e Morte de Cristo, que conta com dezenas de figurantes, vai ter lugar na Cerca do Castelo, um espaço nobre da vila medieval, junto à pousada, recentemente valorizado e que representará na perfeição o bíblico Monte das Oliveiras.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia