Bispo pede que se ajude os padres a viverem com fidelidade
2002-03-29 12:34:32

O bispo de Setúbal referiu-se ontem aos casos de pedofilia e escândalos sexuais que têm abalado a Igreja nos últimos tempos.

Em declarações ao DN, no final da eucaristia crismal de Quinta-Feira Santa, D. Gilberto falou desses casos recentes que estão a provocar um profundo mal-estar no seio da Igreja Católica. "O padre recebe o sacramento da ordem para ser o sinal de Cristo, cabeça e pastor do seu povo", disse o bispo. "E quando Jesus chamou os apóstolos, e agora os padres", continuou, "Ele sabia e sabe muito bem que cada homem traz consigo a fragilidade e a possibilidade de falhar". De acordo com o bispo de Setúbal, "o padre falha muitas vezes e, por essa razão, é chamado a aproximar-se do sacramento da reconciliação". D. Gilberto Canavarro dos Reis lembrou que "os padres são os primeiros a pedirem perdão quando iniciam a missa".

O prelado sublinhou ainda: "É preciso cada vez mais estar atento ao padre para o ajudar a viver com fidelidade." No entender de D. Gilberto, os sacerdotes devem estar atentos aos "meios de santificação", porque o padre, para além de "ministro, não deixa de ser fiel e peregrino, chamado continuamente a crescer", concluiu.

Relativamente à questão da resignação do Papa, afirmou: "Gostava que todos os que andam preocupados tivessem uma centelha da capacidade e lucidez de João Paulo II, para intervir e para se entregar a fim de que o mundo seja mais pacífico e mais justo."

Fonte DN