paroquias.org
 

Notícias






Christian Brothers - 200 anos a educar
2002-03-28 21:53:43

Reunidos em capítulo geral, os “Irmãos Cristãos” (Christian Brothers) foram recebidos por João Paulo II, que felicitou o trabalho que desenvolvem, há 200 anos, na educação das gerações mais novas. Durante 200 anos, esse tem sido o trabalho de uma Congregação Religiosa que nasceu na Irlanda, país natal do seu fundador, Edmundo Rice, num período de graves perturbações sociais que alastravam pela Europa, na sequência da Revolução Francesa.

Foi naquelas difíceis circunstâncias que surgiu uma determinação neste leigo: dedicar-se a instruir muitos jovens que se encontravam condenados a uma pobreza material, intelectual e moral que os degradava não só a eles mas também a toda a sociedade em que viviam.
Iniciada em Waterford, em 1802, a “aventura” dos “Irmãos Cristãos” espalhou-se primeiro na grande ilha que é a Irlanda, passando depois aos quatro continentes, no meio da diáspora irlandesa. Afirmando que continua acesa a “chama” pastoral de Edmundo Rice, o Papa exortou os seus continuadores a serem “sempre óptimos mestres” pois que - continuou - nestes tempos em que a Igreja descobre a frescura e a intensidade da nova evangelização, estais chamados a fazer-vos apreciar, cada vez mais, num corajoso testemunho de Cristo a todos os jovens”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia