paroquias.org
 

Notícias






Christus restaurado - Primeira grande produção do cinema religioso
2002-03-28 21:52:45

Quando se julgava perdido para sempre, eis que “Christus” está recuperado e apto a ser visto pelo mundo. Duas equipas de investigação encontraram e restauraram a primeira grande produção cinematográfica de carácter religioso da história, realizada em 1916.


Realizado por Giulio Cesare Antamoro, um nobre romano que tinha por hobbie o cinema, “Christus” é um filme de duas horas de duração que demorou três anos em rodagem, na Palestina e no Egipto. A produção foi assegurada por três nobres da aristocracia de Roma que se endividaram para assegurar o seu financiamento e não deixar o projecto pela metade. Para o cinema mudo, esta foi uma verdadeira proeza cinematográfica.
De acordo com a Agência ZENIT, os historiadores datam de 1928 a sua última exibição pública – a projecção terá sido sobre o muro do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
Há dois anos, segundo o jornal italiano Avvenire, a produtora italiana Titanus conseguiu reconstruir o filme, unindo vários pedaços de cópias deste, dispersas em museus de cinema de todo o mundo. Um esforço a que não terá sido alheio o facto de o director geral da produtora, Goffredo Lombardo, ser filho do produtor da obra original e da protagonista daquela obra.
O resultado do trabalho de restauro e reconstrução do filme “Christus” foi apresentado, já digitalizado, na última Bienal de Veneza.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia