João Paulo II deveria renunciar
2002-03-27 19:06:39

O teólogo Anselmo Borges admite que o Papa João Paulo II tenha já acautelado os mecanismos que possam permitir, em caso de agravamento do seu estado de saúde, accionar o processo de sucessão.

O estado de saúde do Papa está a provocar muita apreensão no Vaticano. Alguns Cardeais já pressionaram João Paulo II para que este accione o artigo do Código de Direito Canónico, que abre a possibilidade de sucessão ainda em vida.

Os Cardeais temem que o Papa possa ficar, subitamente, incapaz de governar a Igreja. A imprensa italiana está a dar algum destaque a esta questão.

O teólogo Anselmo Borges afirma, em declarações à TSF, que «o Papa devia renunciar ao cargo, mostrando que também ele tem o direito a uma reforma condigna e a passar os últimos anos da sua vida em tranquilidade e em paz».

Anselmo Borges considera que o Papa deve seguir a sugestão dos Cardeais e além disso, existem outras condicionantes que, na opinião do teólogo, já deveriam ser mudadas.

«Não me estaria a fazer esta pergunta se a Igreja não fosse uma das últimas monarquias absolutas do mundo», referiu o teólogo.

Por outro lado, os cargos de direcção na Igreja, «nomeadamente o cargo papal, deveria ser a prazo e não para toda a vida», considera Anselmo Borges.

Anselmo Borges admite que João Paulo II possa ter «feito o que fez o Papa Paulo VI, terá já escrito um documento, no qual possa ter admitido que em caso de perder as suas faculdades, renunciaria».

O Código do Direito Canónico «diz apenas que se acontecer que o romano pontífice renuncie ao cargo, requer-se que a renúncia seja feita livremente e devidamente manifestada», informou o teólogo.