Novo Missal Romano - Fátima para todo o mundo
2002-03-27 00:58:06

Dia 13 de Maio é o Dia de Nossa Senhora de Fátima. A novidade é que passa sê-lo em todo o mundo: uma indicação incluída no novo Missal Romano, apresentado dia 21 de Março, no Vaticano.

Esta terceira edição, que havia já recebido a aprovação do Papa, no ano 2000, é o fruto, segundo o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, de “uma larga obra de revisão e actualização que se iniciou em 1991”.
Além da inclusão no calendário litúrgico de novos santos e festas, esta nova edição traz ainda algumas novidades no texto da “Istitutio Generalis” – “o directório sobre a celebração eucarística, com indicações de carácter teológico, litúrgico, pastoral e espiritual”, explicou o Cardeal Jorge Arturo Medina Estévez.
Entre as novidades encontra-se “a possibilidade de administrar, aos fiéis, a Sagrada Comunhão nas duas espécies (pão e vinho)”, adiantou o Cardeal Medina, cabendo “ao bispo diocesano emanar as normas para a sua diocese”.