Crucificação de Jesus encenada na Semana Santa
2002-03-24 15:50:16

«Os soldados conduzem Jesus até ao local da crucificação, colocando-o sobre a Cruz, onde o crucificam». Hoje, às 15 horas, Santa Maria da Feira viaja no tempo e revive um dos momentos mais marcantes da história bíblica - a entrada triunfal de Jesus em Jerusaléme a sua crucificação.

É uma das iniciativas mais marcantes da Semana Santa, que conta com a organização dos Gólgota-grupo de expressão cultural e social de espiritualidade passionista. Gólgota é o nome do lugar da crucificação de Jesus.
Uma visita efectuada pelo padre João Bezerra a Jerusalém terá despertado o interesse do dinamizador, em propor, à câmara da Feira, a representação fiel daquele episódio da vida de Jesus. Já vai na quinta edição. O grupo conta com 117 figurantes, aos quais se vão juntar, durante o percurso, mais 600 crianças e milhares de visitantes.
Inicia-se no Claustro da Igreja Matriz, onde se encontram os «discípulos» de Jesus, vestidos à época. Depois, percorre algumas ruas da cidade, parando em frente à câmara.
A encenação termina com a entrada de todo o Cortejo na Igreja do Seminário dos Missionários Passionistas, onde Jesus expulsa «os vendilhões» do templo.
Outro acontecimento é a Via Sacra, agendada para sexta-feira, às 21 horas. A encenação começa com o julgamento e condenação de Jesus, nas escadarias do Tribunal, rumando para o Castelo, onde vai acontecer a «Crucificação». Neste local estarão erigidas três cruzes, duas com os «dois ladrões» pendurados, e a terceira onde Jesus será crucificado.

Fonte JN