Prevenção da Sida
2002-03-24 15:39:41

Setenta por cento das pessoas que sofrem da sida em todo o Mundo vivem em África. São cerca de 27 milhões em 38 milhões dos afectados.
Não admira que os bispos de Angola e de S. Tomé e Príncipe dediquem uma mensagem ao problema da sida, conscientes do desafio que essa doença lança à Ciência, ao Governo e à própria Igreja.

Os bispos consideram o doente de sida sempre como pessoa humana, "com todos os direitos devidos a qualquer homem ou mulher".
"E quanto mais grave for o seu estado de saúde - lembram -, tanto mais carinho e atenção lhe devem ser prestados pela família e pela mesma sociedade".
Assim, "nenhum trabalhador pode ser discriminado ou despedido do emprego", só por ser portador de HIV.

A Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé insiste na prevenção da sida, "de modo muito particular entre os jovens". Lamenta, todavia, que essa prevenção se fique pela recomendação do preservativo, "sem qualquer apelo à sua principal defesa que é a educação da vontade, do autodomínio, da consciência e da responsabilidade".
Os bispos não se contentam com as palavras, mas confiam no trabalho da Cáritas em todas as dioceses de Angola, com a prestação possível de medidas de prevenção da sida e acompanhamento dos doentes.
O problema tem ainda mais gravidade em Angola por o país estar em guerra há longos anos.

Fonte JN