Os Encontros Shema na Vigararia de Ourém
2002-03-23 23:06:32

Desde 1994 que consta no programa de actividades da Equipa Vicarial de Jovens de Ourém os "Encontros Shemá". Este encontro de oração tornou-se num dos pilares do programa anual desta equipa e constitui um momento de grande importância na vida dos jovens que assiduamente o frequentam.

Adaptado do Shemá de Leiria, desde que começou, este projecto nunca mais se deixou de fazer. Assim, todos os últimos sábados de cada mês (exceptuando os meses de Verão), os jovens não perdem este momento de encontro com Deus e consigo próprios.
Inicialmente, o Shemá realizou-se apenas na Paróquia de Seiça, mas com o tempo estes encontros passaram a realizar-se noutras paróquias. Criou-se, assim, um meio de chegar junto de outros jovens da Vigararia.
É de referir que, ao longo de todos estes anos, os encontros Shemá "mexeram" com muitas pessoas, tanto jovens como adultos, quer na participação como na sua preparação (já agora, daqui enviamos o nosso obrigado a todos!). Um bom exemplo deste empenho é o contributo que os párocos, das várias paróquias da Vigararia, têm dado a esta iniciativa.
Estes momentos de oração acompanham o tempo litúrgico. No entanto, são também abordados, sempre que possível, assuntos da actualidade que merecem reflexão. Assim, de uma forma descontraída, os jovens meditam sobre os problemas do mundo que os rodeia analisando-os à luz do Evangelho.
Mas o Shemá é também um tempo de convívio. Após o momento de oração existe o tradicional "cházinho". Este é o momento ideal para a confraternização entre todos os participantes.
Não se pense que é tarefa fácil organizar o Shemá! Os responsáveis pela organização têm de "puxar" pela imaginação, para trazerem todos os meses ideias novas.
O segredo da longevidade (e da saúde) do Shemá?
É com certeza a força de vontade e a persistência dos jovens. São eles que tornam este projecto já velhinho cada vez mais interessante. São eles que fazem do Shemá, de mês para mês, um espaço mais aberto, mais interessante, mais actual... mais jovem! Como participantes ou organizadores, dão o seu melhor para que, todos os meses, o Shemá consiga oferecer a mensagem de Cristo aos outros jovens.

A Equipa Vicarial de Jovens de Ourém