paroquias.org
 

Notícias






Inauguração do Centro Mariápolis com a presença do Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa
2002-03-22 22:54:30

Sábado, 23 de Março, terá lugar a inauguração do Centro Mariápolis –Sede de Congressos do Movimento dos Focolares. A cerimónia terá início às 16 horas, com a S. Missa presidida por Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, e contará com a presença de algumas autoridades civis e religiosas, além de diversos convidados.


No Centro Mariápolis – situado na “Cidadela Arco-íris” (Abrigada, Alenquer) – serão realizados cursos de formação, sobretudo para os membros do Movimento dos Focolares nas suas várias ramificações: jovens, adultos, famílias, crianças. Além disso, estão previstos cursos para promover uma Cultura de solidariedade e paz, abertos a todas as pessoas interessadas.

As “Cidadelas” são uma das mais típicas realizações do Movimento dos Focolares. Podem ser definidas como um esboço de sociedade nova – com casas, escolas, oficinas de trabalho, etc. – cuja lei é o amor recíproco, proposto pelo Evangelho. Actualmente, existem mais de 20 espalhadas nos cinco continentes.

Este Projecto-piloto, iniciado em Portugal em 1997, está a concretizar-se progressivamente, graças ao esforço e à generosidade de muitas pessoas. Não têm faltado também o apoio e o incentivo por parte da Igreja e das autoridades locais, que consideram esta obra de interesse público.

Além do Centro Mariápolis, encontra-se actualmente na Cidadela Arco-Íris – que tem como “pano de fundo” a serra do Montejunto – a sede nacional do Movimento dos Focolares. Está prevista a transferência, dentro em breve, também de uma família, a primeira de muitas outras que desejam contribuir para a realização deste projecto.

Pouco a pouco, a Cidadela vai adquirindo a sua fisionomia própria. Os seus habitantes, de todas as idades e categorias, procuram não só irradiar, com o testemunho de vida, o ideal da fraternidade e da unidade, mas também – integrando-se no ambiente circundante – prestar um serviço à comunidade local.

Para mais informações: czf@mail.telepac.pt
Tel.: 21 4213444
Tm.: 91 8280300
Fax: 21 4215632
Nome: Olga Osswald

Home Page do Movimento dos Focolares: www.focolare.org


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia