paroquias.org
 

Notícias






População de Óbidos Dramatiza Semana Santa
2002-03-19 12:12:16

A vila de Óbidos inicia no sábado as tradicionais celebrações da Semana Santa, manifestação que atrai anualmente peregrinos e turistas para assistirem às cerimónias religiosas protagonizadas pelos habitantes da localidade.



Segundo a Câmara local, a primeira cerimónia da Semana Santa decorre no sábado e designa-se por Procissão da Mudança das Imagens. As imagens de Nossa Senhora e do Senhor dos Passos saem dos templos à noite, percorrendo as ruas apenas iluminadas por archotes, em cortejos diferentes e de modo a não se encontrarem, até chegarem às igrejas onde permanecerão durante este período.

De 23 a 31 de Março decorrerão ainda no interior da vila medieval a Benção e Procissão dos Ramos, a Procissão dos Passos, o Auto do Descimento da Cruz, a Procissão do Enterro, a Vigília Pascal e, por fim, a celebração da Missa da Ressurreição no domingo de Páscoa.

A encenação do Auto do Descimento da Cruz, a decorrer na Cerca do Castelo a 29 de Março, é considerada uma cerimónia com tradições ancestrais, recuperada nos anos 60 e que constitui o ponto alto das celebrações pascais. A assistir ao Auto do Descimento da Cruz vão estar este ano os Duques de Bragança.

A Procissão do Enterro de sexta-feira santa, dia 29, vai ser presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. A dimensão das cerimónias da Semana Santa de Óbidos vai levar a que no próximo ano a Região de Turismo do Oeste (RTO) "envolva a hotelaria no evento", afirmou ontem à agência Lusa o presidente da RTO, António Carneiro. A ideia, explicou António Carneiro, é que "os hotéis elaborem pacotes para a estada durante a Semana Santa de modo a que os turistas possam assistir às cerimónias e ao mesmo tempo visitar a região"

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia