Paixão de padre
2002-03-16 21:24:11

Um padre espanhol apaixonou-se por uma religiosa peruana através da Internet. Um ano depois viajou até ao Peru, onde contraiu matrimónio. De regresso a Espanha, procura já nova profissão. No café Deli, de Alexandro Simón, em Ituero de Azaba, uma aldeia localizada entre Ciudad Rodrigo e a fronteira com Portugal, não se fala de outra coisa. Alfonso Vega, pároco da aldeia há 16 anos, não resistiu às tentações das novas tecnologias e, através da Internet, foi encontrar aquilo que o voto de castidade um dia lhe proibira.

Aos 42 anos, Alfonso Vega perdeu-se de amores por uma peruana, ex-religiosa numa missão colombiana, e não descansou enquanto não trocou a relação virtual, que já durava há mais de um ano, por uma relação mais carnal com o objecto do seu pecado.

Depois de celebrar as festividades no Natal, o pároco espanhol pediu uma licença de seis meses ao prelado de Ciudad Rodrigo para, alegadamente, tratar de problemas de saúde e apoiar a sua mãe idosa. No entanto, as intenções do prior eram bem diferentes e, em vez da apregoada assistência familiar, a 28 do passado mês de Dezembro rumou apaixonadamente para a América Latina com o objectivo de conhecer pessoalmente a sua amada.

Entretanto, em Ituero de Azaba já toda a gente conhecia por fotografia a ex-religiosa e mais de metade da paróquia não hesitou em apoiar a decisão do seu líder espiritual. Afinal, e como diz Alexandro Simón, «um padre também é um homem. E por aqui já se diz há muito tempo quepadre, ou casado ou capado».

Mas o apoio dos seus paroquianos não se ficou pela aceitação desta paixão inesperada. No início deste mês, Alfonso Vega telefonou para o café de Simón a comunicar o seu casamento pelo civil, a 12 de Janeiro, com a ex-religiosa Luz Aurora Otoya, de 40 anos, e a solicitar, mais uma vez, o apoio dos habitantes de Ituero de Azaba.

«No telefonema, o padre pedia-nos ajuda financeira para conseguir trazer para Espanha a sua esposa.Precisava de 1500 euros e nós logo nos prontificámos. Decidimos fazer uma colecta com o nome das pessoas e o montante com o qual cada um podia contribuir para auxiliar o pároco», explica Dely Simón, a sobrinha do proprietário do café.

Oito dias depois, o montante necessário para as despesas da viagem estava já reunido. «A maior parte dos benfeitores era de Ituero, mas também houve pessoas de Ciudad Rodrigo e de Salamanca que contribuíram com donativos. Houve até uma pessoa de Madrid que enviou um cheque de 300 euros para ajudar a completar o montante pedido», diz Emílio, um dos habitantes desta pequena aldeia que não conta mais de 300 almas.

A audácia de Alfonso Vegas foi punida pela diocese de Ciudad Rodrigo com a suspensão do direito ao exercício do sacerdócio. No entanto, em comunicado à imprensa, o bispo da diocese fez saber que aguarda ainda uma explicação de Alfonso Vegas ou, pelo menos, um contacto de despedida àqueles que foram, durante 16 anos, os seus companheiros religiosos.

Entretanto, os noivos já chegaram a Madrid, onde disseram às dezenas de jornalistas que os esperavam no aeroporto que iam gozar na capital espanhola uma segunda lua de mel, antes de se dirigirem para Ituero de Azaba, onde gostariam de viver.

À pequena aldeia já chegaram várias ofertas de emprego para o ex-padre e a população local anda numa azáfama para encontrar uma casa condigna para o jovem casal.

Esta história tem apaixonado a imprensa espanhola e peruana e, tanto num país como noutro, reiniciou-se mais uma vez a discussão acerca do celibato dos padres e do futuro da Igreja.

O assunto tem sido também debatido na Internet. Num fórum promovido pelo jornal «El País», a maioria dos internautas apoia a decisão do pároco e outros acreditam que este caso pode servir para contribuir para uma renovação das leis no interior da Igreja.

Fonte Expresso