paroquias.org
 

Notícias






Franceses Avançam com Ensino das Religiões
2002-03-16 21:05:58

A escola pública francesa vai desenvolver o ensino da história das religiões, em nome da cultura e da laicidade. A decisão é do ministro da Educação, Jack Lang, depois de ter encomendado ao intelectual Régis Debray, que escreveu "Deus, um itinerário", um estudo sobre o espaço que a religião deve ter num "contexto laico e republicano".

O pedido, divulga a AFP, surgiu depois dos acontecimentos do 11 de Setembro e a intenção é "remediar" uma certa incultura de que sofrem os jovens franceses e combater situações de intolerância.

Lang assegura que com esta medida não se vai voltar aos tempos em que havia ensino religioso nas escolas públicas. "O conhecimento da história das religiões inscreve-se dentro dos objectivos da escola laica e republicana", reforça. Não haverá uma nova disciplina, mas módulos destinados aos estudantes do ensino básico e secundário sobre "filosofia da laicidade e história das religiões". O ministro sublinhou que este trabalho pode ser feito de maneira transversal em várias disciplinas.

Os professores também vão ter formação nesta área e será criado um Instituto Europeu de Ciências das Religiões. Por parte da sociedade laica e dos responsáveis religiosos não existem quaisquer objecções às novas medidas.


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia