Faleceu Isidro Alves, ex-Reitor da Católica
2002-03-16 20:54:40

Faleceu Manuel Isidro Araújo Alves. De forma repentina, o ex-Reitor da Universidade Católica Portuguesa morreu esta noite, na Cova da Piedade (Almada).

Isidro Alves foi Reitor da Universidade Católica Portuguesa desde 1996 até ao ano 2000. Foi seu sucessor Manuel Braga da Cruz, actual Reitor da UCP.
A partir das 17:30 horas, o corpo de Manuel Isidro Araújo Alves estará na Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Almada) onde, às 21:00 horas, D. Gilberto Canavarro Reis, Bispo de Setúbal, presidirá a uma Eucaristia. Amanhã, às 16:00 horas, realizar-se-á o funeral do ex-Reitor da UCP na sua terra natal, Vilar de Murteda (Viana do Castelo).

Curriculo de Isidro Alves

Manuel Isidro Araújo Alves era, e desde que terminou o mandato de Reitor da UCP, Professor Ordinário Jubilado da Faculdade de Teologia da UCP.

Nasceu em Vilar de Murteda, Diocese de Viana do Castelo, em Janeiro de 1940. Estudou nos Seminários de Braga e depois em Roma, na Universidade Gregoriana. Em 1968 concluiu a licenciatura em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e em 1979 o Doutoramento em Teologia no mesmo Instituto.

Após 7 anos de docência no Seminário de Braga (de 1970 a 77), foi professor no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Lisboa, e no Instituto Superior de Teologia, em Braga, até 1983. Entre 1983 e 84 integrou a Comissão Instaladora da Faculdade de Teologia da UCP e, nos anos de 1990 e 1991, presidiu à Comissão Instaladora da Faculdade de Ciências Humanas.

A História da Universidade Católica contou, sobretudo, com o contributo de Manuel Isidro Alves quando foi Director da Faculdade de Teologia (1988 a 1991), Professor Bibliotecário da Biblioteca João Paulo II (1988 a 1994) e Reitor da Universidade Católica Portuguesa (1996 a 2000).