O perfil do Catequista
2002-03-14 23:07:51

O bispo de Portalegre - Castelo Branco, terminou no dia 9 de Março a ronda de visitas pastorais ao catequistas das zonas da diocese. A Sertã, foi a última das zonas a receber D. Augusto César, depois de Abrantes, Castelo – Branco e Portalegre.

Segunda a Irmã Isolinda, do Secretariado da Educação cristã da Infância e Adolescência, “mais do que uma visita, foi uma jornada em que houve tempo não só para o encontro pessoal, mas também para a escuta do ensinamento adequado à vida e missão do catequista”.
O perfil do catequista enquanto agente do Espírito Santo no anuncio da mensagem cristã aos seus catequizandos foi o grande tema de reflexão. O Pe. Américo Casado, sublinhou a necessidade de o catequista tomar consciência de que, para que a mensagem passe, é preciso atender aos códigos de comunicação que sintonizem com aquela que queremos catequizar. Para o conferencista, é importante não esquecer que a criança, o jovem ou até mesmo o adulto de hoje em dia ainda não sabe aquilo que pensamos que já devia saber, acerca da mensagem cristã e dai os muitos obstáculos para que a mensagem passe.
Ao todo devem ter “passado” pelas Visitas pastorais, cerca de 700 catequistas. A Ir. Isolinda sabe que “não foram todos os que existem nas nossas paróquias. Contudo, constitui uma expressão bem significativa”.