paroquias.org
 

Notícias






JOC - Nova revista vai apostar no cartoon
2002-03-13 21:24:17

Após ter deixado o formato de jornal, o “Juventude Operária” assumiu as formas de revista. Com o primeiro número neste novo formato editado, a Juventude Operária Católica (JOC) reuniu, dias 9 e 10 de Março, em Braga, os colaboradores do seu órgão de informação.

Nesta reunião, que acontece 3 vezes por ano, estiveram presentes 35 colaboradores do “Juventude Operária” para fazer uma avaliação do primeiro número da revista e para receber formação na área do cartoonismo e caricaturismo.
Em declarações à Agência ECCLESIA, Ricardo Coelho, Chefe de Redacção da “Juventude Operária”, salientou que o grande investimento feito para esta mudança foi “mobilizar o movimento”, já que se trata de “uma aposta que envolve algum risco e se não fosse um projecto conjunto não teria pernas para andar”. Investimento feito e saído o primeiro número, a avaliação que os colaboradores “foi positiva e houve quase unanimidade em que foi uma boa aposta”.
A mudança de formato do órgão de informação da JOC foi ditada por “uma revista ir mais ao encontro das necessidades e gosto dos elementos do movimento”, explicou Ricardo Coelho, uma vez que, apesar de ter notícias breves sobre a vida da JOC e da Igreja, “a primazia é dada à opinião e à formação”.
Dois campos que vão, em números futuros, ser abordados não apenas em texto corrido. Por isso, o caricaturista Onofre Varela esteve presente neste encontro para dar formação na área do cartoonismo, “falando da essência do cartoon e dando algumas dicas”, afirmou Ricardo Coelho. A JOC pretende assim “que a forma de passar a mensagem e de chamar a atenção para algum assunto possa ser feito também com humor”.
Apesar de ainda não estar disponível o último número (o primeiro da revista), a “Juventude Operária” poderá ser também lida na Internet no endereço www.joc.ecclesia.pt.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia