Papa Pio XII divide Igreja
2002-03-09 11:15:37

O Vaticano vai beatificar Pio XII antes do final do ano. O Papa, que morreu em 1958, foi um dos mais polémicos pontífices devido ao silêncio que manteve perante o holocausto nazi.

A notícia está a incomodar alguns sectores da Igreja, particularmente os que têm defendido a aproximação com os judeus, como o secretário de Estado do Vaticano, Ângelo Sodano.

Foi o próprio João Paulo II quem solicitou ao relator da «causa de beatificação», padre Peter Gumpel, que o processo seja acelerado, de modo a permitir uma decisão rápida aos teólogos.

Pio XII tem sido acusado de ter condenado o comunismo, ao mesmo tempo que ignorava os apelos das organizações judaicas para intervir sobre os campos de extermínio. Na semana passada, o jornal «Temoignage Chrétien» interrogava-se por que o Vaticano mantém fechados os arquivos de Pio XII. Fontes do Vaticano afirmam que poderá ser disponibilizada a consulta, mas só depois do processo de beatificação.